Publicado em 12 de julho de 2023
O certificado digital em nuvem vem ganhando visibilidade no Brasil trazendo melhoria no processo de assinatura eletrônica. Mas afinal, o que é Certificado Digital em nuvem e qual a diferença para o Certificado digital comum?
A assinatura digital é uma forma específica de assinatura eletrônica que utiliza o certificado digital como forma de para garantir a segurança, integridade e não reprodução de um documento eletrônico. Ao assinar digitalmente um documento, o signatário cria um código único que só pode ser gerado por ele e é anexado ao documento. A assinatura digital é então verificada utilizando a chave pública do signatário, garantindo assim que o documento não foi alterado e que foi realmente assinado pela pessoa cuja chave privada foi utilizada.
Validade jurídica da Assinatura Digital
A assinatura digital é amplamente utilizada em transações eletrônicas que solicitam autenticação segura, como contratos, acordos, entre outros. É importante destacar que a assinatura digital é legalmente reconhecida em muitos países, incluindo o Brasil, como forma válida de assinatura digital.
Para uma assinatura digital ser considerada válida juridicamente, ela deve atender a alguns requisitos:
Ao assinar um documento digital com um certificado emitido por uma Autoridade Certificada da ICP-Brasil, o signatário está garantindo que a sua identidade foi verificada e que o documento não foi alterado desde a sua assinatura. Essa validade jurídica é reconhecida por diversos órgãos governamentais, como a Receita Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e a Justiça do Trabalho, além de empresas privadas.
E o que muda quando falamos em Certificado Digital EM NUVEM?
O Certificado digital em nuvem vem ganhando visibilidade no Brasil, pois esse tipo de opção oferece mais segurança e torna o processo mais ágil e prático para quem deseja assinar ou validar documentos eletronicamente. O Certificado Digital em nuvem oferece a opção de identidade digital que permite a execução de transações eletrônicas de forma segura e autenticada, sem a necessidade de um dispositivo físico, como tokens, smartcards ou o certificado instalado no computador. Esse tipo de certificado é armazenado em servidores em nuvem, o que permite um acesso mais ágil e intuitivo, e também oferece mais segurança na proteção dos dados. O Certificado Digital em nuvem é credenciado pela ICP-Brasil e atende aos requisitos da Lei 14.063/2020, que dispõe sobre a assinatura eletrônica de documentos. Ele permite a identificação do titular em transações eletrônicas, garantindo a segurança, integridade e confidencialidade das informações. Com a utilização do Certificado Digital em nuvem, as empresas conseguiram mais praticidade na hora de assinar os documentos à distância. Também contribuem com o meio ambiente já que não se faz necessário dispositivo físico como tokens. Dessa forma o cliente que possuir a necessidade em autenticar seus documentos, poderão ter acesso ao seu certificado de qualquer local, hora e em qualquer dispositivo.
Situações práticas
Já imaginou precisar assinar algum documento eletrônico via certificado digital, e naquele momento estar sem acesso ao seu computador? Sabe-se que aparelhos eletrônicos podem quebrar, ou dar problemas que impeçam o uso durante horas ou até dias, isso causaria um grande transtorno, não é mesmo? E com o certificado digital em nuvem em um caso desses, você poderia simplesmente assinar seu documento pelo seu aparelho celular com apenas alguns cliques.
Outra questão interessante, é em relação a segurança, com o certificado comum, o cuidado com armazenamento é muito mais complexo, já que se faz necessária a criação de backups e o armazenamento do certificado no dispositivo físico que a qualquer momento pode parar de funcionar. Já com o certificado em nuvem isso não acontece, já que o aplicativo fica instalado no provedor contratado. Quero que meus clientes tenham a possibilidade de assinar também com certificado em nuvem, como faço?
A LetsSign faz um processo extremamente simples, basta enviar um documento para assinar e escolher a opção ‘’certificado digital’’, a partir disso, o signatário escolhe se deseja assinar com o certificado digital ou certificado digital em nuvem.
No caso de optar pela segunda opção, o cliente irá digitar seu CPF e a LestsSign automaticamente pesquisará se o signatário já tem um algum certificado digital em nuvem nos provedores parceiros da empresa. A partir da escolha, o documento é assinado e finalizado com segurança e agilidade.
Após a conclusão da assinatura de todas as partes interessadas, os signatários recebem um e-mail com o documento assinado.
Quero assinar com certificado digital em nuvem, como faço?
O primeiro passo é investir no certificado digital em nuvem, oferecido por algum provedor. Os mais comuns no mercado são:
A opção de autenticação com Certificado Digital em nuvem oferece muitas vantagens em relação à utilização do certificado instalado na máquina do signatário. Uma delas é a facilidade de acesso ao certificado, já que não é necessário instalar o certificado em cada dispositivo utilizado pelo signatário.
Quando receber um documento para assinar via LetsSign e ele foi solicitado para ser assinado com certificado digital, você pode escolher a opção certificado digital em nuvem.
A partir do preenchimento do seu CPF na Plataforma LetsSign, incicia-se uma pesquisa por provedores atendidos pelo sistema, dessa forma a segurança é maior no momento da autenticação, já que verifica se o certificado digital é válido sendo emitido por uma autoridade certificadora confiável,(SAFEID,BIRDID,NEOID).
Caso seja encontrado mais de um certificado cadastrado para o mesmo CPF, a opção de escolha fornecida pela plataforma garante que o signatário selecione o certificado correto, evitando possíveis erros ou fraudes. Porém, é importante lembrar que o uso do Certificado Digital em nuvem dependerá também da disponibilidade e confiabilidade dos provedores de certificação, além da conexão com a internet do assinante durante o login.