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Como ficar mais próximo de conquistar o ESG

Publicado em 12 de julho de 2023

O que é ESG?

A definição de ESG/ASG se refere a uma infinidade de práticas que as empresas podem adotar para garantir a sustentabilidade dos negócios a longo prazo, onde são considerados os aspectos ambientais, sociais e de governança. Essas práticas conciliam os interesses da empresa com os interesses dos clientes, colaboradores, da comunidade e do meio ambiente.

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O aspecto ambiental está relacionado à gerência dos recursos naturais, reduzindo os impactos ambientais causados pelas atividades das empresas. A partir disso as empresas podem implementar políticas de reciclagem, diminuição no consumo de insumos, redução no consumo de energia e água e etc.

Incluindo o aspecto social, que são práticas relacionadas à gestão de pessoas, que promove a diversidade e inclusão. A incorporação de programas de capacitação para colaboradores, promoção da igualdade de gênero e raça, apoio a causas sociais e ações de responsabilidade social e corporativa.

Em conclusão, o aspecto de governanças se refere a práticas relacionadas a transparência, ética e integridade na gestão da empresa. Isso inclui a implantação de políticas de combate à corrupção, a divulgação de informações claras e nítidas sobre a empresa e suas atividades.

Com a implementação dessas práticas de ESG/ASG, a empresa além de contribuir com a sustentabilidade do planeta e da sociedade, ela por fim aumenta sua competitividade confiança no mercado. É sabido que investidores e consumidores estão cada dia mais preocupados com questões de sustentabilidade, diversidade e igualdade, e acabam valorizando e preferindo empresas que se comprometam com essas causas.

Como surgiu o ESG?

Desde 2004, o conceito de ESG se popularizou e passou a ser adotado por empresas de diversos setores, que passaram a perceber a sustentabilidade e a responsabilidade social como assuntos importantes para a sua confiabilidade e para o sucesso dos negócios.

O ESG também se tornou uma importante comprovação para investidores, que passaram a levantar não apenas o desempenho financeiro das empresas, mas também a sua atuação em relação a questões ambientais, sociais e de governança.

Com o crescimento sobre a preocupação com assuntos como sustentabilidade e responsabilidade social, o conceito de ESG vem evoluindo e se torna dia a dia cada vez mais importante para a sociedade, empresas e investidores. A partir do ano de 2015 a ideia ganhou mais força por conta da Agenda 2030 da ONU e o acordo de Paris. Os dois teriam seus objetivos focados no Desenvolvimento sustentável (ODS)

Desde então, no mês de agosto de 2019, o business Roundtable, um grupo empresarial que agrupa líderes das maiores companhias norte-americanas, publicou uma carta onde rompeu com a ideia de que os negócios existiam apenas para conveniência dos acionistas.

No ano de 2020, com a Pandemia (Covid 19) ficou mais explicita a necessidade de uma agenda de desenvolvimento consciente.

Os pilares do ESG

Os consumidores têm valorizado cada vez mais empresas preocupadas com a preservação ambiental, e estão dispostos a investir mais por produtos/serviços que tenham um impacto positivo no meio ambiente. Ou seja, investir em ações ambientais pode ser uma estratégia benéfica que oferece vantagem competitiva no mercado.

Existem diversas ações que as empresas podem adotar para contribuir para a prevenção ambiental, como a adoção de práticas de economia de água e energia, o uso de materiais gerados na produção de produtos, o descarte de resíduos, o incentivo ao uso de transporte sustentável, etc.

É importante que as empresas façam uma análise do seu impacto ambiental e desenvolvam estratégias específicas para minimizá-lo, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial. Dessa forma, elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo aumentar a sua credibilidade no mercado e garantir a fidelização dos seus clientes.

Social

Leva em consideração como a companhia lida com os assuntos sociais, dentre eles, inclusão e diversidade, clientes, direitos humanos, relação com colaboradores, relação com comunidades e etc.

A base do ESG tem se tornado cada vez mais relevante, tanto no meio social como nas organizações, pois foi identificado que os investidores têm maior inclinação em realizar parcerias com empresas que prezam pela importância social, e pelo bem mental e físico de seus colaboradores. Assim, organizações de qualquer porte consideram fundamental ferramentas e metodologias capazes de gerar uma gestão mais conectada

Governança

Esta base do ESG abrange a avaliação das esferas administrativas e de gestão da empresa, considerando aspectos como independência e diversidade do conselho, política de pagamento dos altos cargos, nitidez e ética institucional. Além disso se foca na proteção dos dados e privacidade das informações, assim como assegura a integridade e segurança dos dados dos colaboradores.

Com isso, o propósito desta base é a garantia de contentamento das partes envolvidas na organização, sejam acionistas, clientes ou colaboradores, adotando melhores práticas que podem evitar prejuízos para qualquer uma das partes envolvidas.

Qual a importância do ESG para as empresas?

Após a pandemia, ficou claro o quanto é importante repensar a forma de lidar com o mundo ao redor. Sabe-se que os recursos naturais são limitados, o funcionamento dos sistemas é movido por pessoas.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com os impactos no planeta, como o uso dos recursos naturais, igualdade de gênero, diversidade e etc.

Então se tornou extremamente importante levar em consideração as normas ESG, do contrário, a empresa passará uma imagem negativa aos clientes, parceiros e colaboradores, que estão exigindo cada vez mais o compromisso com esses assuntos.

Consequência nos investimentos

Após uma pesquisa feita pela empresa Deloitte, foi apresentado que 75% dos investidores colocaram indicadores ESG em aproximadamente um quarto dos seus investimentos totais. A lista aumenta e os investidores tomam ciência que essas questões impactam no valor de mercado e nas avaliações da empresa.

Impacto nos consumidores

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Nova York, o consumidor tem preferência em produtos sustentáveis. Ou seja, ao escolher seu produto, o consumidor da atualidade leva em consideração desde a agricultura, qualidade de vida do produtor, e o impacto que o item vai causar no ambiente.

Impacto nos trabalhadores

Atualmente os trabalhadores preferem empresas que tenham responsabilidade social, após análises ao decorrer dos anos, verificaram que funcionários satisfeitos tem o dobro de chance de permanecer na empresa onde trabalham, por pelo menos 5 anos, comparado aos que vão apenas pelo salário.

Um funcionário leal a empresa, traz grande benefício, pois mantém as estratégias mais alinhadas e fortalecem a memória institucional. Ou seja, o ESG movimenta o modo de trabalho das organizações, influenciando funcionários, comunidades e governos locais. Faz com que todos os envolvidos se beneficiem.

Aplicando o ESG ao negócio.

Por ser algo complexo e indispensável, foi montado um roteiro de aplicação de ESG na organização. Confira as seguintes dicas:

Sociais

  • Pratique políticas de inclusão e diversidade;
  • Propicie um ambiente de trabalho agradável;
  • Coloque em prática ações positivas para sociedade.
  • Ofereça opções de desenvolvimento intelectual aos funcionários e colaboradores.

Governança

  • É extremamente importante que a empresa haja com ética e transparência.
  • Os cargos devem usar a diversidade a seu favor.
  • Deve-se respeitar as leis.

Ambientais

  • Medidas de prevenção a desastres naturais.
  • Respeitar a biodiversidade
  • Fazer o descarte correto de produtos tóxicos.
  • Ter um bom plano de descarte de materiais, inserindo a reciclagem no processo.
  • Reduzir a emissão de gases tóxicos.
  • Investir em fontes de energia, como: solar ou eólica.

Defina a estrutura

  • Avalie como implantar ao seu negócio baseado nas suas diretrizes.
  • Tenha constância nas atividades dentro dos princípios da empresa
  • Faça análises recorrentes para aprimorar o modelo de gestão.
  • Tenha a sustentabilidade como exemplo de negócio.

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  • Maior segurança de informações.
  • Redução de custos operacionais.
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  • Soluções mais completas para os clientes.

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